sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vestibulares da vida

Jovens e jovans, o resultado do Enem 2012 saiu hoje, trazendo com ele alegrias e decepções, o que é natural quando você se submete a essa quase luta de MMA que é um vestibular.

Quando cursamos o ensino médio sentimos a pressão que é escolher uma carreira e viver sustentado por ela pelo resto da vida. Na teoria parece ser difícil, e é mesmo. Nem todos conseguem. Eu, pelo menos, não consegui. Ainda.

Acho que nunca tive muita sorte nessas coisas. Na primeira vez que tentei o vestibular, na UFC, em 2006, escolhi o curso de Letras - Espanhol, sem nem saber ao certo o que ia estudar lá. Achava que ia aprender um idioma e poderia viajar pra Espanha (mal sabia eu que poderia ser barrado no aeroporto mesmo). Acabei que não acertei nenhuma questão de física e não passei da primeira fase. Quando me inscrevi no vestibular da Uece, dois anos e alguns meses de cursinho depois, foi pra bacharelado em Geografia. Fiquei nos classificáveis, quase me mijei nas calças achando que ia ser chamado e entrar no curso mas não me chamaram. Fiquei arrasado.




Quando entrei finalmente lá, para cursar Letras, foi tão legal que a ficha só foi cair um bom tempo depois. Aliás, às vezes me dá uma espécie de "não acredito que eu passei pra Uece e já tranquei o curso". Mas é isso mesmo, nem tudo é do jeito que a gente quer, né.

Você pode dizer "Ah, mas você trancou porque não se esforçou o suficiente", ou "Porque trancar com 2 semestres apenas? Nem deu pra conhecer o curso direito" ou ainda, "Como você se esforça tanto pra entrar pra depois sair sem concluir?" ou ainda mais, "Mas a faculdade era de graça! Você nem ia pagar nada e ainda não quis!". Aí é o seguinte:





Nunca entrei achando que Letras era o curso da minha vida. Não tinha a intenção de me tornar professor e viver disso. Pelo menos não agora. Entrei meio que para fazer um teste, ver se era realmente aquilo que eu gostava. Gostei de várias coisas, inclusive, algumas, pra mim, foram complicadas de largar, pois tinha me identificado mesmo. Mas outras, ou melhor, a maioria, não me 'seduziram'. Acreditei que dois semestres seriam o suficiente pra tomar a decisão de trancar ou não. Até agora ainda não me arrependi.

Me esforcei de acordo com a seriedade que a disciplina me passava. Tinha uma cadeira que me fazia ficar acordado até de madrugada para terminar os trabalhos. Tinha outra que quando eu olhava pra prova, tentava lembrar quando era que eu tinha visto o conteúdo que estava sendo cobrado nela. E eu via pessoas que copiavam de um papelzinho escondido as respostas na prova sem nenhum remorso. Confesso que eu fiz isso algumas vezes.

Eu não poderia continuar nesse 'esquema' até concluir o curso. Eu não podia fazer isso comigo. Concluir as disciplinas sem ter entendido nem a metade do que ela propõe. Você pode me achar um devaneador, fantasista, achando que estou esperando encontrar o curso dos sonhos e amá-lo do começo ao fim. E eu digo que é mesmo. Num tem tanta gente que se completa verdadeiramente com o que estuda?




É, eu sei que nem tudo são flores reluzentes do campo, tem sempre uns espinhos que precisamos atravessar; às vezes eles nos ferem, dói, temos vontade de parar, mas a meta de ir em busca da satisfação profissional tem que nos mover com cada vez mais força. Ninguém merece ser infeliz no seu trabalho. Ninguém precisa ser infeliz no seu trabalho.

"Mas Tiego, a UECE é de graça!" Sim, e aí? As 3410684724 páginas que são necessárias xerocar já promovem um rombo no bolso de qualquer um, ainda mais de Letras, que tem muitos textos pra ler. Mas concordo que não pagar pelo ensino superior é uma vantagem invejada por muitos. Apesar desta vantagem não estar disponível para muito mais gente do que era pra ser. Mas isso é uma outra história.

Vou continuar em busca do novo e do belo, do incrível e do surpreendente, e porque não dizer do tedioso e do frustante... Estou aberto à novos desafios, e eles trazem diversas sensações que só o tempo dirá se serão satisfatórias ou não pra mim.

Bom, agora verei se com a minha pontuação do Enem que tive conhecimento hoje vou conseguir isso que tô procurando. Manterei vocês informados. Abçs

Nenhum comentário:

Postar um comentário